Partilhar

À descoberta das Grutas de Alvados (Porto de Mós)Após a visita às Grutas de Mira de Aire, seguimos para Alvados. Ao chegar ao complexo das grutas deparámo-nos com umas instalações que sentiram visivelmente a passagem do tempo pelas suas paredes. Pensámos que talvez estivessem encerradas.
A um olhar mais atento descobrimos um balcão e, por detrás deste, dois funcionários. Entrámos e comprámos os bilhetes que nos dariam acesso a uma visita guiada pelas Grutas de Alvados. Na vitrine, algumas peças de artesanato local, livros e folhetos turísticos da região preenchiam os espaços vazios. Nas nossas costas um pequeno bar servia de apoio aos visitantes. Informaram-nos que não serviam refeições nem petiscos pelo que, enquanto aguardámos pela hipotética chegada de mais alguns interessados “exploradores” (para optimizar o tempo do guia, o que compreendemos perfeitamente), entretemo-nos com alguns snacks e sandes que trazíamos na mochila desde manhã.
Infelizmente e durante o tempo de espera mais ninguém apareceu. Assim sendo, iniciámos a visita e uma conversa interessantíssima a cada passo dado. Foi um descobrir de histórias, sentimo-nos verdadeiros espeleólogos, experientes exploradores do subsolo, vasculhando entre galerias estreitas e túneis claustrofóbicos, captando atentamente toda a informação possível.
Histórias que percorreram o nosso imaginário, como a de um veado que caiu por uma abertura no tecto da gruta e ali ficou, no centro da maior galeria, petrificado para todo o sempre. A formação calcária assim o diz.

Estas grutas, com uma beleza completamente diferente das de Mira de Aire, têm connosco uma relação de maior proximidade. Ao explorar os seus recantos sentimo-nos como que fazendo parte daquelas paredes de cores quentes.
Embora menos imponentes do que as de Mira de Aire, não deixam por isso de ser belas e de merecer uma visita. Sinceramente.

Vídeo Álbum Mapa GPS
(não disponível) À descoberta das Grutas de Alvados (Porto de Mós) À descoberta das Grutas de Alvados (Porto de Mós)
(não disponível)

Para mais informações, aceder a: www.grutasalvados.com

Partilhar