Partilhar

Trilho das Grutas – Berlengas (Peniche)– “Há barquinhos para dar a voltinha! Vê-se o fundo do mar!” – gritava o pescador a cada possível oportunidade de ser ouvido em terra.
O seu “ganha pão” dependia disso – passear turistas pelas grutas e escarpas das Berlengas, num barco com casco de vidro para permitir a observação do fundo, nas puras e transparentes águas das Berlengas.
Sendo o meu objectivo principal percorrer a ilha a pé pelo trilho bem definido que a atravessa, não podia deixar também de aproveitar esta oportunidade para ter uma outra perspectiva da nossa Reserva Natural.
Do pequeno porto de pesca partimos ouvindo e absorvendo todas as palavras que o pescador encontrava para descrever a alma das Berlengas. Histórias, contos, lendas, o que lhe quisermos chamar…um pouco de tudo ía cozinhando e associando às belas imagens que tinha pela frente.
Enganam-se os que pensam que só acima d’água a beleza surpreende. Olhando através do casco vitral do pequeno barco descobríamos um novo mundo translucido impressionante. Para além da rica fauna e flora subaquática, os relevos da ilha prolongam-se inversamente para o seu fundo onde podemos observar escarpas, fossos imensos de escuridão, zonas baixas e peixes que nelas brincam.
Percorri o “Carreiro da Inês”, vi a “Flandres” e senti-me minúsculo com a Fortaleza de São João Baptista, que do mar mais imponente se torna. Na “Gruta Azul” a ilusão ganha cor e pela “Tromba de Elefante” contámos os últimos minutos até o pequeno barco se imobilizar no pequeno porto de pesca. Fica a vontade do rápido regresso.


Vídeo Álbum Mapa GPS
Trilho das Grutas - Berlengas (Peniche) Trilho das Grutas - Berlengas (Peniche) Trilho da Berlenga (Berlengas - Peniche) [hidepost]

Não disponível

[/hidepost]

Partilhar