Partilhar

Passeio Fluvial no Batel de Sal (Figueira da Foz)O Rio Mondego tem ao longo do seu curso variadíssimos motivos de interesse. Motivos esses mais do que suficientes para conhecer melhor o maior rio com nascente em Portugal, desde a imponente Estrela, até à radiante cidade da Figueira da Foz, onde as suas águas doces encontram as salgadas atlânticas.
Foi na foz do Mondego que descobri esta interessante rota fluvial.
O “Sal do Mondego”, batel com 20 metros de comprimento, descansava ainda na margem do cais de acostagem do Núcleo Museológico do Sal, nos Armazéns de Lavos. Enquanto se engalanava para o passeio, saboreei um revigorante café na pequena esplanada do Museu, com a salina municipal do “Corredor da Cobra” como pano de fundo. Este salina serve de base ao percurso pedestre “PR6/FF – Rota das Salinas“, já aqui descrito.
Os pequenos montes de sal que a salpicavam, temperavam aquela manhã de Agosto. Lá dentro, a história do lugar e da actividade salineira era contada detalhadamente, uma história que serviu de tempero a muitas vidas que pelas salinas do Baixo Mondego passaram.

À hora marcada partimos pelo esteiro dos Armazéns de Lavos em direcção à “boca do Rio Mondego”. A amiúde, carcaças de antigos batéis repousavam nas margens, lembrando a intensa actividade que poucos agora recordam.
Histórias de outras marés, outras luas e ventos eram adocicadas nas palavras do nosso mestre. Agora na reforma, conduzia com brio o batel pelas tranquilas águas fluviais.
Eis que chegámos ao Moinho de Maré ou Moinho das Doze Pedras. Este, como infelizmente tanto outro património pelo País fora, luta sozinho contra a ruína cada vez mais certa. Longe vão os dias onde nas suas mós era moída a farinha e descascado o arroz produzidos na Quinta do Canal, onde este repousa.

Regressámos ao cais. À nossa espera tínhamos um dos mais típicos e apetitosos petiscos do Baixo Mondego: enguias fritas. São servidos?


Vídeo Álbum Mapa GPS
Passeio Fluvial no Batel de Sal (Figueira da Foz) Passeio Fluvial no Batel de Sal (Figueira da Foz) Passeio Fluvial no Batel de Sal (Figueira da Foz)
(Sign up for the newsletter to receive the next hiking trail by email)

Partilhar