Partilhar

Descobrir o Centro Histórico do Sabugal (Sabugal)

A cidade do Sabugal, no distrito da Guarda, foi o destino escolhido para hoje. Estacionámos junto à subida do Sr. dos Aflitos, na entrada poente da povoação, logo após a pequena ponte que atravessa o Rio Côa. Foi junto às suas margens que iniciámos os primeiros passos desta caminhada, percorrendo o parque verde e aproveitando as sombras neste dia solarengo.
Partilhamos algumas dezenas de metros com a Grande Rota das Aldeias Históricas (GR22), um percurso circular com 565km que percorrer também as ruas do Sabugal e nos dá a conhecer a riqueza das Aldeias Históricas de Portugal.

É na colina sobranceira ao Côa que o castelo, reconhecido como Monumento Nacional em 1910, marcou toda uma região ao longo dos séculos.

Os terrenos férteis junto às margens do Côa foram convertidos em pequenas hortas urbanas, essenciais para complementar o orçamento de muitas famílias.
Entramos na Av. Ismael Mota e pela Rua 5 de Outubro subimos ao Centro Histórico.

Descobrir o Centro Histórico do Sabugal (Sabugal)

Depois da Igreja Matriz, encontramos na Praça da República os Paços do Concelho. Nesta praça central descobrimos também a Torre Sineira e a Porta da Vila, vestígios da antiga muralha leonesa do Sabugal. Perto e num pequeno largo, a Fonte dos Gatos homenageia os nossos amigos de quatro patas.
Estamos já perto do castelo e pela Rua Santo Condestável rapidamente lá chegámos. A sua imponente e atípica Torre de Menagem de cinco quinas sobressai de imediato na cota mais alta do terreno. É pois na colina sobranceira ao Côa que este castelo, reconhecido como Monumento Nacional em 1910, marcou toda uma região ao longo dos séculos, desempenhando funções militares e também de presídio. Encontrámos as portas já encerradas para almoço e por isso não o conseguimos visitar.
A caminhada chegava ao fim mas antes de nos despedirmos do Sabugal, queríamos comemorar e descobrir também a sua cultura à mesa, as suas iguarias e gastronomia tradicional. Em boa hora o fizemos.

Descobrir o Centro Histórico do Sabugal (Sabugal)

Pontos de Interesse: Aldeia Histórica, Torre de Menagem, Castelo, Rio Côa, Igreja Matriz, Porta da Vila, Paisagens.

Fontes: aldeiashistoricasdeportugal.com.

FICHA TÉCNICA

Marcação
0/5marcação

Dificuldade
1/5dificuldade

Paisagem
3/5paisagem

Elevação mínima
736melevação mínima

Elevação máxima
776melevação máxima

Subida acumulada
102msubida acumulada

Descida acumulada
127mdescida acumulada

Distância
1,9kmcircular

Tempo
0h:55m
ALTIMETRIA
Altimetria
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar