Partilhar

De Verride ao Outeiro da Moura (Montemor-o-Velho)No cimo de um monte com os campos do Mondego aos seus pés, Verride é vila e freguesia do concelho de Montemor-o-Velho.

Com a torre da igreja a sobressair dos telhados da povoação, nos campos são os cereais, o vinho e os pomares quem mais ordenam.

A caminhada começa no Largo Dr. Alves Guardado, em direcção às ruínas da Capela de Santo António do Cardal. Ruínas porque o que hoje infelizmente resta da antiga capela é apenas parte da fachada que outrora acolheu os fiéis. Após anos de abandono, o tempo e alguns actos de vandalismo deixaram a capela num estado em que é fácil prever o seu fim. O completo desaparecimento.

Continuei em direcção ao lugar de Outeiro da Moura. Situado num pequeno monte a norte de Verride, é constituído por pouco mais do que uma dezena de habitações. Recentemente recebeu obras de melhoramento com a construção de um pequeno jardim e espaço de lazer. Perto deste podemos ainda encontrar vestígios da sua história recente como por exemplo um conjunto de pedras onde até há pouco tempo atrás se ferravam os burros.

O regresso foi feito pela Quinta da Almiara, um espaço com enormes potencialidades turísticas mas deixado à sua sorte, abandonado como tantos outros neste país.

Entrando na estrada asfaltada e após uma íngreme subida, encontro-me novamente já dentro da vila. Passando pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, rapidamente chego ao ponto de partida terminando assim esta simpática caminhada de 4,3 km, em percurso circular, por terras do Baixo Mondego.

 

Vídeo Álbum Mapa GPS
De Verride ao Outeiro da Moura (Montemor-o-Velho) De Verride ao Outeiro da Moura (Montemor-o-Velho) Ver no Google Maps
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar