Partilhar

Da Aldeia ao Castelo de Algoso (Vimioso)

Cheguei à pacata aldeia de Algoso a meio da manhã, já o sol ia alto e bem quente. No café vizinho da Igreja Matriz aproveitei para me refrescar com uma garrafa de água, enquanto escutava o silêncio das ruas carregadas de lendas e história. Ao meu lado, um fiel amigo repousava também na tímida sombra das plantas ornamentais que limitavam aquela esplanada.
Depois do último gole de água iniciei a caminhada propriamente dita, seguindo uma leve brisa em direcção ao castelo. Deixei para trás as ruas de pedra que percorriam o casario da aldeia e entrava agora em estrada de asfalto.
Acompanhando a subida e espaçadas algumas dezenas de metros, umas pequenas capelas, que penso simbolizarem os cinco Mistérios Gloriosos, erguiam-se na margem esquerda da estrada. À frente e olhando para o cimo do monte, o castelo era já visível.
Ao chegar, detive-me a saborear as paisagens em redor. Ao fundo no vale, a ponte romana resiste como pode à passagem do tempo. Pomares e outras terras de cultivo intercalam com montes praticamente virgens onde a presença do homem não é notada. Retalhos em vários tons de verdes e amarelos pintam o horizonte até onde a vista consegue alcançar.
Após visita ao castelo, regressei pelo mesmo caminho ao centro da aldeia. A próxima paragem seria Vimioso.

Vídeo Álbum Mapa Onde ficar Perfil Extensão
Da Aldeia ao Castelo de Algoso (Vimioso)
Da Aldeia ao Castelo de Algoso (Vimioso)
Ver no Google Maps
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
Da Aldeia ao Castelo de Algoso (Vimioso)
3,25 Km
(linear – ida e volta)
GPS
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

 

Partilhar