Caminho do Xisto da Benfeita – A Frescura das Cascatas (Arganil)
Fomos recebidos por uma húmida manhã na chegada ao concelho de Arganil. A freguesia de Benfeita era o nosso destino.
A autarquia de Arganil, a Junta de Freguesia de Benfeita e a empresa ADXTUR juntaram sinergias para nos proporcionarem uns belos momentos de convívio e descoberta, num maravilhoso contacto com a natureza. Iríamos percorrer o Caminho do Xisto de Benfeita.
Enquanto aguardávamos pela chegada dos restantes caminhantes que, desde a sede de concelho, chegariam num autocarro cedido pelo município, abrimos os guarda-chuvas e percorremos as ruas da aldeia, vagueando em sentido único para o primeiro café matinal.
O aroma dos grãos acabados de moer misturava-se agora com o odor a terra molhada que a cada brisa mais forte, invadia o pequeno e acolhedor café de Benfeita.
Lá fora, os restantes aventureiros chegavam enquanto a chuva continuava a não dar tréguas. Foi convocada uma reunião de emergência.
Em perfeita democracia a decisão foi tomada. Iríamos iniciar o percurso com cuidado e, evitando as zonas mais perigosa (com piso molhado), avançar até onde S. Pedro nos permitisse.
Alfredo Martins – Presidente da Junta de Freguesia de Benfeita – tomou a dianteira e por entre trilhos de pedra e lama lá nos foi guiando com mestria dentro da rota planeada.
Seguimos, por caminhos públicos agrícolas, em direcção ao vale da Ribeira do Carcavão. Muitos desses caminhos acompanham as levadas utilizadas para a irrigação dos campos agrícolas ou pecuários.
Atravessando a ribeira, começámos a vislumbrar magníficas quedas de água, algumas das quais convidam mesmo à prática balnear.
As casas em xisto eram uma constante para onde quer que a vista escapasse. Infelizmente muitas delas deixadas ao abandono pelos antigos proprietários. Outras há que, a grande custo, lá vão mantendo a sua função de armazenamento de pasto, abrigo e protecção para pessoas e animais.
A cerca de metade dos quilómetros percorridos e numa aberta de bom tempo, brinde de S. Pedro, recheámos os estômagos com um pequeno snack, cortesia da organização.
Continuámos por entre caminhos de mata e pinhal, e após uma descida íngreme em degraus esculpidos na terra, chegámos à magestosa Fraga da Pena.
Com setenta metros de altura esta imponente queda de água está situada em plena Mata da Margaraça, num recanto de xisto com vegetação muito peculiar. Esta paisagem luxuriante está equipada com zona de recreio e lazer.
Após a enxurrada de disparos das máquinas fotográficas digitais, que eternizavam as cristalinas águas em quadros de rara beleza, seguimos para o almoço servido no espaço da Capela da Nossa Senhora das Necessidades onde o convívio entre todos os caminhantes, acompanhado com os grelhados e arroz de feijão foram a melhor forma de selar esta visita a Benfeita.
Depois do repasto, regressámos à aldeia terminando assim o percurso circular (adaptado) do Caminho do Xisto da Benfeita.
Vídeo | Álbum | Mapa | GPS | |
|
Bom dia,
Antes de mais gostava de dar os parabéns pelo magnifico trabalho que tem sido feito pela SolaGasta.
Só quero fazer um pequeno reparo, no percurso da Benfeita – Arganil ao chegar á aldeia do Sardal vcs não seguiram o percurso indicado por eles. Esse percurso feito por vcs já não está acessivel.
A ponte ai tem umas correntes a fechar a passagem e mesmo passando as correntes o mato cresceu no caminho que vcs fizeram.
Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigado. Se tiverem alguma questão por favor não exitem em enviar-me um email.
Obrigado Anibal pelas suas palavras.
Sim, o percurso que fiz não foi o “oficial”. No dia em que o realizei, chovia copiosamente e os organizadores da actividade resolveram, por questões de segurança, mudar o traçado. Por isso a rota foi um pouco diferente da original.
ola boa noite
gostava de saber a senha para poder ver o mapa pois nao estou a conseguir obrigado
Olá Pedro, para ver a senha deverá estar registado no Sola Gasta. Depois de fazer o “login”, verá no final do texto uma secção onde diz “Senha para abrir o ficheiro:”. Logo abaixo surge a senha para esse ficheiro respectivo que geralmente começa com “www.solagasta.com”
o Caminho do Xisto de Benfeita runs DIRECTLY past the front of my house!
Olá,
sou um dos reponsáveis pelo Agrupamento de Escuteiros do Cartaxo e vamos realizar uma actividade que inclui uma pequena caminhada com visita á fraga da pena.
Depois de vêr o exelente trabalho realizado por V. Exas. gostaria de saber se nos poderiam facultar coordenadas ou algum trilho com inico em Benfeita e que aparece-se na Fraga da Pena pela parte de cima onde tem a quinta ocupada por Estrangeiros.
Estive lá este Fds. e subi at+é essa qta. mas por ter pouco tempo não me foi possivel ir mais adiante vêr onde iria dár o dito percurso para depoi o fazer em sentido inverso e então aparecer na fraga da pena pela parte de cima.
Muito Obrigado
Augusto Pereira
917626684
Olá Augusto,
Respondi por email.
Cumprimentos,
Nuno Santos
olá, sou Nosolino Vera Cruz, quero fazer percursos pedestre aí por arredores de Coimbra. Pois, na minha pesquisa pela net, entrei na vossa página e gostei da descrição que fizeram deste percurso ” Caminha do Xisto da Benfeita”, e gostaria de faze-lo. Sendo assim, gostaria que me dessem pormenores como por ex: coordenadas ou trilhos, não só deste percurso como também doutros percursos que vcs aqui publicitam, de forma a eu chegar à eles.
Nosolino V. Cruz
Cumprimentos.
Olá Nosolino Cruz,
Depois de se registar no SOLA GASTA, poderá ver no final de cada artigo ou na página http://solagasta.com/ficheiros-gps/ os links para download dos ficheiros para poder visualizar no Google Earth.
Boas caminhadas!