Depois de instalado na Pousada de Juventude de Idanha-a-Nova, tinha ainda cerca de duas horas de sol para aproveitar e conhecer a vila.
Iria ficar alguns dias por aqui para descobrir o concelho, os surpreendentes trilhos de cortar a respiração e as aldeias pitorescas onde o tempo parece parar. Felizmente que assim é. Felizmente que ainda encontramos locais onde podemos respirar profundamente.
Neste final de tarde caminhei pelas pacatas ruas de Idanha-a-Nova. Desde a Pousada até ao Mercado Municipal e Campo de Jogos. A história da vila e o seu culto religioso estão presentes em quase cada esquina, numa fonte, numa humilde capela ou nas imponentes fachadas do património edificado.
No alto de uma larga chaminé, uma cegonha compõe o ninho tranquilamente.
Dos Paços do Concelho inicio o regresso à Praça da República, passando novamente pela Pousada e segui depois em direcção ao Castelo de Idanha-a-Nova. No adro da Igreja Matriz alimento a vista com as magníficas paisagens em redor. Subo ao que resta do Castelo onde as vistas alcançam a vizinha Espanha. Foi com a fundação deste Castelo que nasceu Idanha-a-Nova, no séc. XII.
O sol esconde-se já por detrás do casario. Beija com as suas cores quentes o Cruzeiro que no cimo das actuais ruínas, tem vistas privilegiadas para a vila e todo o campo envolvente.
Regresso agora à Pousada para me preparar para o jantar.
FICHA TÉCNICA
Folheto/Mapa
Não
disponível
Distância
3,44 kms
(circular)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Deixar um comentário