É relativamente fácil perceber que estou a chegar ao meu destino quando olho para ambos os lados da estrada e vejo os campos retalhados com muros antigos de pedra solta. Em pano de fundo as urzes de rosa e amarelo floridas cobrem as grandes elevações rochosas. Estou em pleno Parque Natural do Alvão e Vila Pouca de Aguiar fica já a poucos minutos.
Ao chegar, e mesmo antes de fazer o check-in no Hotel Aguiar da Pena, que será o meu porto de abrigo nesta descoberta do concelho de Vila Pouca de Aguiar, dirijo-me ao Parque Florestal e à Mata da Carvalhada, um espaço verde perto do centro histórico. Recentemente alvo de requalificação e melhoramentos, este pulmão da vila situa-se junto à Capela do Senhor (ver fotografia acima) cuja origem remonta ao período entre o séc. IX e X.
Já passava da hora de almoço e este parque verde era o local perfeito para um piquenique depois de uma longa viagem. Assim foi. Sentado num banco de madeira, abrigado por um imponente cedro, saciei o estômago com uma salada de bacalhau preparada na véspera.
Confortado o corpo, precisava agora de caminhar, mesmo que de forma ligeira, para desentorpecer um pouco. Percorri então os trilhos bem delineados onde um circuito de manutenção e diversos equipamentos de lazer, fazem as delícias dos mais e menos novos.
Ziguezagueando pela mata, a sombra luxuriante dos cedros altivos convidava a ficar mais um pouco. Pela tarde iria conhecer melhor a vila.
FICHA TÉCNICA
Folheto/Mapa
Não disponível
Distância
1,44 kms
(circular)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Deixar um comentário