Naquela manhã solarenga e fria, fui à procura do Buddha Eden Garden. As indicações que tinha não eram muitos precisas mas como “quem tem boca vai a Roma”, lá consegui encontrar a Quinta dos Loridos, no Carvalhal, onde se situa o jardim.
Comprei o bilhete e iniciei a descoberta deste espaço concebido pelo Comendador José Berardo.
Com cerca de 35 hectares, este jardim oriental nasce na sequência da destruição dos Budas Gigantes de Bamiyan pelo Governo Talibã, no centro do Afeganistão. O Comendador Berardo, decidiu erguer este espaço, prestando assim homenagem a estas obras primas, referências espirituais e culturais da humanidade.
Ao percorrer os caminhos rasgados no jardim, encontro um vasto património, obras de arte impressionantes que nos transmitem uma certa paz, olhando-nos fundo, inspiram tranquilidade e harmonia.
Circundei o lago central ao som de pequenas ondulações provocadas pelo vento. Alguns patos curiosos acompanhavam os visitantes, talvez na expectativa de serem brindados com algum petisco.
Foi uma caminhada tranquila e um tempo bem passado. Uma sugestão final para a possibilidade de colocação de placas informativas junto a cada obra exposta, ou em alternativa, fornecer um pequeno descritivo aquando da compra do bilhete.
|
Tenho muita curiosidade em conhecer este lugar. Não parece que fomos teletransportados para outro país?
Sim, é uma sensação estranha e agradável ao mesmo tempo…nada parece pertencer ali…e no entanto, tudo enquadrado naquele espaço, transmite muita tranquilidade.