Caminhar na praia, fora dos meses estivais, é talvez das actividades mais relaxantes que conheço.
Não sou imparcial ao reconhecer isto pois sempre cresci perto do mar e com ele fui habituado a conviver.
Hoje preciso de sentir a sua proximidade como de oxigénio para viver. Assim, não podia deixar de fazer uma pequena caminhada à beira mar, na minha passagem pela Praia da Rocha, em Portimão.
Desde a última vez que visitei o Algarve e especificamente esta praia, já tinham decorrido quase duas décadas. Mais novo e com outros alentos e ideias para as melhores férias possíveis, foi no Verão que por lá passei uns dias. Completamente diferente do que encontrei agora nos dias mais frios do ano.
A confusão e azáfama que ocupam cada metro quadrado de areal em Agosto, dão agora lugar à tranquilidade e silêncio de uma gaivota que caminha livre, fugindo de uma pequena onda que a persegue.
A Praia da Rocha é assim o local perfeito para esticar as pernas e descontrair um pouco.
Comecei na marginal, na Av. Tomás Cabreira, onde por esta altura é fácil encontrar estacionamento. Desci para o areal e continuei à beira mar, passando o estreito túnel por debaixo do miradouro. Subi para regressar à Avenida e terminar a tarde na esplanada de um dos poucos cafés abertos, aproveitando para lanchar e desfrutar mais um pouco da beleza deste imenso areal.
|
Deixar um comentário