Partilhar

Caminhada na Ponta da Ferraria (Ponta Delgada - São Miguel - Açores)

Esta pequena caminhada começa no Miradouro da Ilha Sabrina, na Ponta da Ferraria, freguesia dos Ginetes.
Percorro as paisagens que me são oferecidas, olhando para todos os ângulos possíveis, desde o farol centenário até às instalações termais e inicio a descida para o SPA Termal – Termas da Ferraria.
À minha direita encontro imponente o Pico das Camarinhas que, juntamente com a fajã lávica da Ponta da Ferraria, é classificado como Monumento Natural Regional e de Paisagem Protegida.
Desço em altitude, serpenteando os passos na pequena estrada de asfalto, ladeada por paredes negras de rocha vulcânica pintalgadas de urze, camarinhas e um sem número de outras espécies autóctones.
Chego às instalações das Termas com vontade para comer um gelado. O dia estava quente e um gelado vinha mesmo a calhar. Enquanto espero, observo uma aula de dança clássica a decorrer no espaço interior do SPA Termal. Esta é uma das muitas actividades e programas que são disponibilizados aos visitantes das Termas.
Segui para a Piscina Natural onde se misturam as águas de nascentes vulcânicas, a uma temperatura de cerca de 62ºC, com a água do mar a cerca de 20ºC. Em consequência disto, na Piscina Natural de Mar podemos assim ter a água a temperaturas que rondam os 40ºC. Devido a estas temperaturas elevadas, só quando a maré sobe se consegue ir a banhos. É pois um local muito curioso e inesperado.
Para além de turistas, esta enseada é muito frequentada pelos habitantes locais que ali fazem a sua época balnear. Existe para isso um apoio de praia, em vidro e betão, bem enquadrado com a envolvente.
Na extensão de caminho para a Piscina Natural, uma vedação em cordas protege a zona vulcânica adjacente, considerada como uma estrutura vulcânica frágil. Na descida consegue-se vislumbrar perfeitamente essa formação.
Nas pedras que rodeiam a enseada de águas quentes, os vapores surgem constantemente por entre elas. Parece que estamos dentro de um tacho em lume brando. É impressionante sentir esta paisagem que nos desconcerta tanto quanto nos tranquiliza.
Regresso lentamente, pois a inclinação da subida assim o obrigou, até ao Miradouro da Ilha Sabrina onde termino a caminhada.

FICHA TÉCNICA

Vídeo
Caminhada na Ponta da Ferraria (Ponta Delgada - São Miguel - Açores)

Reportagem Fotográfica
Caminhada na Ponta da Ferraria (Ponta Delgada - São Miguel - Açores)

Folheto/Mapa
Não disponível

Onde Ficar
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.

Distância
2,42 kms
(linear –
ida e volta)

ALTIMETRIA

Altimetria

DOWNLOAD GPS (GPX + KML)


Partilhar