Partilhar

Caminhada na Cascata Tahiti (Terras de Bouro)O Parque Nacional da Peneda Gerês é rico em locais idílicos e que nos fazem sonhar acordados. Lugares mágicos onde o tempo pára e nada mais interessa a não ser usufruir daquele presente encantado. A Cascata do Tahiti, nome comum atribuído às Cascatas de Fecha de Barjas está no topo dessa lista de lugares.
Situada na estrada que liga Ermida a Fafião, este conjunto de pequenas lagoas e quedas de água em socalcos beneficia da confluência do Rio Arado e do Rio Toco.
Esta pequena caminhada de descida à zona das cascatas foi feita há já algum tempo atrás, aquando da minha última visita ao Gerês. Nesta altura ainda não existia o passadiço que hoje facilita o acesso em segurança a este recanto paradisíaco e por isso, desde a ponte, desci pelo trilho que acompanha a margem esquerda do rio (agora a descida é feita no passadiço da margem direita). Vários eram os socalcos escavados na pedra, formando pequenas lagoas nas quais era visivel a alegria de familias e amigos que se banhavam nas águas frias da serra. Outros estendiam a toalha nas rochas negras, aproveitando para ler ou saborear os escassos raios de sol deste dia pouco solarengo.
O trilho delineado entre silvas e giestas desce acentuadamente a cada passo dado. Pouco tempo depois chego à lagoa principal, rodeada por grandes lages que, em forma de anfiteatro, convidam à contemplação daquela fantástica cascata. Apenas se ouve o som da água em corrupio por entre as rochas, caindo do alto e fluindo ao seu ritmo alucinante. Esta pureza transparente e fria deve ser apreciada com toda a calma do mundo. Ficar um pouco mais e gravar bem todas as sensações que ali nos são oferecidas. Deixo-me estar e esqueço o mundo, o relógio, o telemóvel…até o ar frio do final de tarde me fazer regressar à realidade. Tenho de voltar.

Esta pureza transparente e fria deve ser apreciada com toda a calma do mundo.

As características peculiares de grande beleza e singularidade da Cascata do Tahiti fazem-me querer regressar o mais breve possível ao Parque Nacional da Peneda Gerês. Por muitas vezes que o visite, consigo surpreender-me sempre com os seus lugares encantados.
Regresso pelo mesmo trilho até à estrada, agora sempre em sentido ascendente.

FICHA TÉCNICA

1,4 kmslinear
ida e volta
ALTIMETRIA
Altimetria
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar