Partilhar

Caminhada em Tondela (Tondela)

A caminho do Caramulo, mais propriamente da aldeia serrana de Jueus onde iríamos pernoitar no fim de semana, fizemos uma breve paragem na cidade de Tondela para esticar as pernas e forrar o estômago.
A meio de uma manhã muito nublada, estacionámos o carro junto ao tribunal da cidade, no largo Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho e visto ainda termos algum tempo para “consumir” antes do almoço, uma pequena caminhada pareceu-nos ser uma óptima ideia. Assim o fizemos.

A Serra do Caramulo chama-nos do alto enquanto cá em baixo desvendamos alguns dos segredos da cidade de Tondela.

Seguimos na direcção da Igreja Matriz e em frente encontramos o Museu Municipal de Tondela – Terras de Besteiros. Implantado no Solar de Sant’Ana, na rua Dr. Simões de Carvalho, situa-se numa das principais vias da cidade em posição privilegiada para dar a conhecer a história, a cultura e o património desta região.

Caminhada em Tondela (Tondela)

A Serra do Caramulo chama-nos do alto enquanto cá em baixo percorremos as artérias urbanas da sede de concelho e desvendamos alguns dos segredos da cidade de Tondela.
Continuamos a caminhada para noroeste na av. Visconde de Tondela e viramos na rua Dr. Teófilo da Cruz para encontrarmos o Parque Urbano. Enquanto os adultos contemplam o verde do relvado e algumas árvores que ali vão crescendo, os mais novos podem desfrutar de um parque infantil moderno e onde uma espécie de “meia cataplana” gigante faz as delícias de quem nela baloiça.
Após percorrermos os trilhos do parque, regressamos pela av. 25 de Abril e posteriormente pela av. General Humberto Delgado até encontrarmos novamente o Jardim Municipal no largo Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho.

Caminhada em Tondela (Tondela)

Estava na hora de subirmos a serra. O Caramulo esperava-nos ao anoitecer que se avizinhava frio e o repouso na aldeia de Jueus era mais que certo. Fiquem atentos ao próximo artigo para conhecer esta típica aldeia serrana.

Pontos de Interesse: Jardim Municipal, Museu Terra de Besteiros, Igreja Matriz de Tondela e Parque Urbano.

FICHA TÉCNICA

Marcação
0/5marcação

Dificuldade
1/5dificuldade

Paisagem
1/5paisagem

Distância
2,9kmcircular

Subida acumulada
122msubida acumulada

Descida acumulada
124mdescida acumulada

Tempo
1h:00m
ALTIMETRIA
Altimetria
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar