Caminhada em Santa Cruz (Santa Cruz – Madeira)
Já há algum tempo que não dávamos notícias. Este é o primeiro texto escrito num mundo virado do avesso, numa vida que de um dia para o outro parou e nos trocou as voltas. Fruto da pandemia de COVID-19, desde Março que muita coisa mudou no mundo, o dos outros e o nosso também. No meio deste caos uma coisa positiva: a família cresceu e de agora em diante seremos quatro a desvendar novos caminhos por este Portugal fora. Agora ainda é tempo de reajustar as peças do puzzle, de readaptar um quotidiano que não mais voltará a ser o mesmo. Continuamos, como sempre, enamorados por Portugal e continuaremos a demonstrar esse enamoramento nestas páginas onde muitos começam também a descobrir um país especial, fruto das restrições nesta época de pandemia. Fazemos votos para que este afluxo massivo de turistas às zonas menos frequentadas do nosso país e pouco habituadas ao “stress” do turismo de massas, não signifique a destruição dos “nossos” trilhos, que não seja sinónimo de faltas de respeito pela natureza e por quem lá habita.
Santa Cruz é muito mais do que o concelho onde encontramos o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo.
Muito antes de sequer imaginarmos que iríamos passar por estas convulsões na nossa vida, visitámos a maravilhosa ilha da Madeira. Os últimos artigos disponibilizados no blog relatam as várias aventuras que passámos ao longo de uma semana na ilha. No último dia desta visita percorremos as ruas de Santa Cruz numa despedida anunciada mas não definitiva.
Santa Cruz é muito mais do que o concelho onde encontramos o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo. Localizada na costa leste da ilha, o seu nome teve origem quando o descobridor João Gonçalves Zarco ao aqui chegar, mandou fazer uma cruz de cedros velhos tombados, batizando assim o lugar de Santa Cruz.
Iniciámos esta pequena caminhada na Rua Bela de São José e descemos em direcção ao Tribunal onde virámos para a Praia das Palmeiras. Nesta praia de formação rochosa não encontrámos areia branca mas sim a peculiaridade e a magia dos seixos negros, onde chapéus de sol em palha contrastam nesta combinação aparentemente improvável.
Caminhámos à beira-mar pelo Parque da Alameda e no Jardim Infantil quisemos recompensar a Maria com uma tarde de brincadeira. Durante a semana superou grandes desafios propostos pelos pais, em aventuras mais ou menos cansativas, e sempre com um sorriso para dar em troca. Hoje era a tarde dela e por isso as brincadeiras no parque infantil prolongaram-se quase até ao anoitecer.
Ainda tivemos tempo para visitar a Igreja Matriz de Santa Cruz, mandada construir por João de Freitas para substituir a velha capela do Bom Jesus, e do lado oposto da praça, a Câmara Municipal de Santa Cruz com o seu portal gótico de arco quebrado e janelas geminadas.
Regressámos ao apartamento com os últimos raios de sol, estava na altura de começar a fazer as malas para nos despedirmos da Madeira no dia seguinte.
Pontos de Interesse:
Praia das Palmeiras, Parque da Alameda, Igreja Matriz de Santa Cruz, Câmara Municipal de Santa Cruz.
Dicas:
- Não deite lixo para o chão.
- Há restaurantes e cafés onde pode reforçar as energias.
- Na Praia das Palmeiras, para além de um banho refrescante no mar, existem ainda duas piscinas que pode também usufruir.
Fontes:
0/5marcação
1/5dificuldade
Acessívela carrinho de bebé
2/5paisagem
5melevação mínima
34melevação máxima
94msubida acumulada
88mdescida acumulada
1,6kmlinear
ida e volta
0h:50m
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
Deixar um comentário