Caminhada em Porto Moniz (Porto Moniz – Madeira)
Chegámos a Porto Moniz depois de cumprido o PR6 – Levada das 25 Fontes, algo cansados mas ainda com muita vontade para conhecer as famosas Piscinas Naturais de Porto Moniz.
Antes de iniciarmos a descida para a vila, parámos no Miradouro da Santa, na ER 101, onde nos deslumbrámos com as paisagens sobre a fajã e as formações rochosas que a caracterizam.
Foi só após a 2.ª Grande Guerra Mundial que Porto Moniz passou a estar ligado ao resto da ilha, quando foi escavada na encosta a estrada que une a povoação a São Vicente. Essa é considerada uma das mais belas estradas da ilha, onde por vezes fantásticas quedas de água procuram caminho até ao mar.
Estacionámos junto ao Aquário da Madeira, instalado no antigo Forte de São João Batista. Com mais tempo teríamos com certeza entrado para conhecer os vários “habitats” do mundo marinho madeirense, mas infelizmente teria de ficar para outra oportunidade.
Seguimos em direcção às Piscinas Naturais que surgem como que moldadas entre as escarpas pontiagudas da orla costeira.
A beleza singular quer das piscinas, quer das paisagens envolventes são um polo de atracção, um cartaz turístico desta região.
Primeiro encontrámos as “Piscinas Naturais do Cachalote” que são de acesso livre e localizam-se ao lado do restaurante com o mesmo nome.
Percorremos a Rua Eng. Américo sob o olhar atento do Ilhéu Mole que aguentava estoicamente a força das ondas de um mar rebelde.
Percebemos as razões que levam este complexo de piscinas de origem vulcânica, situadas na costa norte da Ilha da Madeira, a ser popular entre turistas de todo o mundo. Literalmente invadidas pelas águas cristalinas do oceano, a sua beleza singular, quer das piscinas, quer das paisagens envolventes, são um polo de atracção, um cartaz turístico desta região.
As fotografias aqui tiradas invadem as redes sociais ao longo de todo o ano (sim, as piscinas estão abertas todo o ano) mas especialmente durante a época balnear. A temperatura média da água situa-se entre os 20 e os 21ºC e por isso é normal ver gente a banhos mesmo fora dos meses mais quentes.
Mas hoje não era dia de banhos, pelo menos para nós. Caminhámos sempre junto à marginal, contemplando a bravura das ondas que rebentavam estrondosamente nas rochas negras.
Brincámos com a Maria no Parque Infantil, onde não resiste aos escorregas e baloiços que fazem as delícias da pequenada. É uma atracção mais forte que a de um íman ao frigorífico lá de casa e tentamos reservar sempre um tempinho, onde quer que estejamos, para que ela possa descarregar as energias, correr, sujar-se e principalmente ser criança.
Regressámos ao apartamento, percorrendo toda a costa sul da ilha, para no final da tarde repousarmos tranquilamente na varanda enquanto o sol se punha no horizonte.
Amanhã faríamos uma pausa nos percursos pedestres para vestirmos a pele de verdadeiros turistas. De manhã uma voltinha no Yellow Bus e pela tarde uma aventura de Catamaran para observação de Cetáceos. Não percam nos próximos posts!
Pontos de Interesse:
Miradouro da Santa, Aquário da Madeira e Piscinas Naturais de Porto Moniz.
Dicas:
- Parar no Miradouro da Santa para observar Porto Moniz e fajã onde a povoação cresceu.
- Ir com tempo para visitar o Aquário da Madeira.
Fontes:
0/5marcação
1/5dificuldade
Acessívela carrinho de bebé
2/5paisagem
16melevação mínima
27melevação máxima
13msubida acumulada
18mdescida acumulada
1,2kmlinear
ida e volta
0h:40m
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
Deixar um comentário