Caminhada em Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)

O dia de hoje foi dedicado a terras da Beira Alta, mais propriamente à bonita vila de Oliveira de Frades, distrito de Viseu. A sua localização privilegiada, num território banhado pelo Rio Vouga e rodeado de serras exuberantes, atraiu desde cedo os primeiros povos a esta região. E são muitos os vestígios desses tempos remotos que perduram até hoje para nos contar a sua história.
Percorrer o centro histórico é descobrir uma terra antiquíssima, uma alma profunda e repleta de histórias.
Chegámos a Oliveira de Frades com muita vontade para calcorrear as ruas do centro histórico, apesar do calor que já se fazia sentir àquela hora da manhã. Optámos por realizar a caminhada antes do check-in no hotel que nos iria albergar durante o fim de semana, pois o aumento da temperatura que se esperava para a tarde iria com certeza tornar o percurso mais complicado, especialmente quando feito com crianças.
Estacionámos no Largo da Feira (fotografia abaixo) para iniciar esta pequena caminhada circular com cerca de 3 kms.

Na estrema norte do largo encontrámos a Capela de Nossa Senhora dos Milagres (fotografia abaixo), que não conseguimos visitar pois estava fechada.

Seguimos pela Rua Dr. Lino Santos até à rotunda e nesta contornámos pela Rua Dr. Ramiro Ferreira até à Rotunda dos Centenários onde o monumento erigido em homenagem aos Descobrimentos (fotografia abaixo) assume evidente destaque.

No Jardim Dr. Sá Carneiro, em frente ao edifício da Câmara Municipal, a Maria deliciou-se com os repuxos (fotografia abaixo) que jorravam do pequeno lago. A água refrescante escorria entre as mãos e dali a pouco por toda a roupa também. Deixámo-nos estar um pouco à sombra, sentados num banco de madeira, apenas ouvindo o som relaxante da água em movimento.
Continuámos a caminhada e ali perto descobrimos a Praça Luís Bandeira, o Museu Municipal, o Pelourinho construído na década de trinta do século XIX e a Igreja de S. Pelágio cujo altar de cor negra, pintado com graxa de sapato devido à escassez de recursos na época, surpreende quem a visita. Percorrer o centro histórico é descobrir uma terra antiquíssima, uma alma profunda e repleta de histórias interessantes.
O nosso percurso estava a terminar e regressámos ao Largo da Feira já perto da hora de almoço. Depois de recuperar energias num restaurante bem perto, fizemos o check-in no hotel e durante a tarde, com um mapa nas mãos, percorremos a região para conhecer alguns dos lugares mais visitados do concelho.

Pontos de Interesse:
Centro Histórico, Capela de Nossa Senhora dos Milagres, Jardim Dr. Sá Carneiro, Praça Luís Bandeira, Museu Municipal, o Pelourinho e a Igreja de S. Pelágio.
Dicas:
- Não deite lixo para o chão.
- Há restaurantes e cafés onde pode reforçar as energias.
- A entrada na Igreja de S. Pelágio é gratuita mas é necessário marcação no Museu Municipal de Oliveira de Frades.
Fontes:

0/5marcação

1/5dificuldade

Acessívela carrinho de bebé

1/5paisagem

357melevação mínima

405melevação máxima

141msubida acumulada

152mdescida acumulada

3,0kmcircular
–

1h:00m

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
Deixar um comentário