Esta foi a minha caminhada de despedida dos Açores. Contava já os últimos instantes na Ilha de São Miguel enquanto o voo de regresso ao continente não chegava. Seria de manhã cedo.
A povoação da Lagoa é uma das mais antigas da Ilha de São Miguel. É hoje sede de concelho e o seu nome teve origem numa lagoa que existia em frente à actual Igreja de Santa Cruz.
Comecei a caminhada no Largo da Nossa Senhora do Rosário, onde a Igreja com o mesmo nome mantém as características idênticas à da grande maioria das igrejas açorianas: a pedra negra envelhecida pelo tempo contrastando com as paredes caiadas de branco. Segui em direcção ao Porto dos Carneiros, o porto de pesca local onde algumas embarcações piscatórias repousam abrigadas dos ventos fortes.
Do lado oposto da enseada situa-se o complexo municipal de piscinas, onde piscinas naturais concorrem com as artificiais para atrair a atenção dos veraneantes nos meses mais quentes.
Continuei a caminhada, descobrindo ruas estreitas e casas peculiares. Ao longe a Igreja de Santa Cruz dominava a paisagem.
Pequenos lotes de terreno são aproveitados para a agricultura e pecuária. Tudo a uma escala de autoconsumo.
Numa rocha afastada, um banhista convence-se a mergulhar. Nas suas costas, a pequena praia de areia negra não tem ninguém para o incentivar.
Regresso contando os últimos passos em terras açoreanas. Espero que seja um curto “Até já”.
FICHA TÉCNICA
Folheto/Mapa
Não
disponível
Distância
2,70 kms
(circular)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Deixar um comentário