Partilhar

Caminhada à Descoberta das Casas de Colmo de Santana (Santana)

Estando no concelho de Santana, não podíamos deixar de visitar as tradicionais Casas de Colmo, cujas fotografias correm mundo, sendo dos ícones mais associados à região.
Este cartaz turístico da Ilha da Madeira é também conhecido por “Casinhas de Santana” e a sua forma triangular característica com telhado de colmo desperta a curiosidade de todos os que visitam o Sítio do Serrado, junto à Câmara Municipal de Santana.
Estacionámos perto da Igreja Matriz e seguimos em direcção às Casinhas Tradicionais. Ficámos um pouco desiludidos à chegada pois criámos a expectativa de encontrar um local diferente, mais genuíno e menos turístico. Mas percebemos que é um espaço de preservação de um património local que dificilmente o iríamos encontrar de outra forma ou num outro enquadramento.

Um espaço de preservação de um património local.

Estas casas originalmente encontradas por toda a ilha eram, nas suas construções primitivas, constituídas por zona habitacional no piso térreo e um sótão para guardar os produtos que a terra dava.
Hoje, adaptadas aos tempos modernos, funcionam como Posto de Turismo e pequeno comércio onde é possível adquirir alguns produtos regionais.

Caminhada à Descoberta das Casas de Colmo de Santana (Santana)

Enquanto percorriamos o jardim percebemos que do outro lado da estrada estavam algumas bancas de produtores locais onde eram exibidas as colheitas da região. Legumes e frutas com óptimo aspecto dispunham-se em mesas rudimentares preenchidas com o que de melhor a terra nos dá.

Caminhada à Descoberta das Casas de Colmo de Santana (Santana)

Comprámos umas bananas-maçã deliciosas, fruto que ainda não conhecíamos e aproveitámos para provar. Mais pequenas e “gordas” do que as bananas tradicionais, são igualmente saborosas e deram-nos a energia suficiente para terminarmos o dia com mais uma caminhada. Seguimos para o Ribeiro Frio onde começava o PR11 – Vereda dos Balcões.

Pontos de Interesse:

Casas de Colmo de Santana, Mercado, Igreja Matriz.

Dicas:

  • Entrada grátis, não há bilheteira.
  • Visitar o mercado e provar alguns dos frutos da região.
  • Existe Parque de Estacionamento perto. Nós estacionámos na rua da Igreja Matriz.

Fontes:

FICHA TÉCNICA

Marcação
0/5marcação

Dificuldade
1/5dificuldade

Paisagem
1/5paisagem

Elevação mínima
417melevação mínima

Elevação máxima
461melevação máxima

Subida acumulada
49msubida acumulada

Descida acumulada
37mdescida acumulada

Distância
1,1kmlinear
ida e volta

Tempo
0h:45m
 
ALTIMETRIA
Altimetry
 
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar