Partilhar

À Descoberta do Miradouro da Eira do Serrado (Câmara de Lobos)

Chegámos cedo à Eira do Serrado, bem no coração montanhoso do maciço central, no concelho de Câmara de Lobos, na Madeira.
É junto à unidade hoteleira com o mesmo nome, a cerca de 25 minutos a norte do Funchal, que podemos encontrar uma das mais belas paisagens da ilha, um fantástico cenário encantado com a freguesia do Curral das Freiras a repousar lá em baixo no vale, protegida por dramáticas montanhas.
Aproveitámos para tomar um café antes de subirmos ao Miradouro da Eira do Serrado. Ao estacionamento chegavam agora autocarros repletos de turistas e era já grande a azáfama quando começámos a pequena caminhada.

Uma das mais belas paisagens da ilha, um fantástico cenário encantado com a freguesia do Curral das Freiras a repousar lá em baixo no vale, protegida por dramáticas montanhas.

Iniciámos a subida sem muito por onde enganar. Seguimos a placa bem visível com a indicação “Miradouro”, que nos encaminhou por uma vereda montanha acima.

À Descoberta do Miradouro da Eira do Serrado (Câmara de Lobos)

Pela esquerda a rocha escavada que agora nos permitia a passagem e à nossa direita paisagens de cortar a respiração, um sufoco impressionante de tão invulgar visão cuja beleza é difícil de igualar.

À Descoberta do Miradouro da Eira do Serrado (Câmara de Lobos)

Estamos perante vales exuberantes, escarpas abruptas e montanhas grandiosas, onde o casario da vila, instalado em socalcos, lembra um presépio de Natal.
Chegámos ao Miradouro a cerca de 1095 m de altitude. Sentimo-nos pequeninos perante a imensidão imponente de uma natureza tão arrebatadora. Lá em baixo, foi na pequena vila do Curral das Freiras que, no longínquo séc. XVI, as freiras se refugiaram dos piratas que frequentemente atacavam a Madeira. Assim reza a história.

À Descoberta do Miradouro da Eira do Serrado (Câmara de Lobos)

Existe um trilho pedestre ao longo da vereda, com cerca de 3km, que liga a Eira do Serrado ao Curral das Freiras. Este foi um dos principais acessos da povoação até à chegada do primeiro acesso rodoviário em 1959. Quem percorrer esse trilho pode regressar de autocarro (Autocarro 81) se não quiser subir a pé. Como tínhamos outros planos, deixámos esse percurso para outra oportunidade e regressámos ao ponto de partida onde fizemos uma breve visita à loja de recordações a pensar nas lembranças para a família.
Partimos à descoberta de um dos tesouros mais bem guardados da Madeira: a Fajã dos Padres. Não percam o próximo “post”.

À Descoberta do Miradouro da Eira do Serrado (Câmara de Lobos)

Pontos de Interesse:

Miradouro da Eira do Serrado, Paisagens, Curral das Freiras.

Dicas:

  • Se optar por percorrer a vereda que liga a Eira do Serrado ao Curral das Freiras, pode regressar de Autocarro (Autocarro 81). Ver os horários aquando da visita ao local.

Fontes:

FICHA TÉCNICA

Marcação
5/5marcação

Dificuldade
1/5dificuldade

Acessibilidade
Não acessívela carrinho de bebé

Paisagem
4/5paisagem

Elevação mínima
1023melevação mínima

Elevação máxima
1153melevação máxima

Subida acumulada
164msubida acumulada

Descida acumulada
294mdescida acumulada

Distância
1,5kmlinear
ida e volta

Tempo
0h:45m
 
ALTIMETRIA
Altimetria
 
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar