À Descoberta do Centro Histórico da Guarda (Guarda)
A Guarda recebeu-nos do alto dos seus 1056m de altitude com um dia solarengo, onde apenas por breves instantes o nevoeiro conseguiu esconder o azul intenso do céu. A cidade mais alta de Portugal, também conhecida como a cidade dos 5 F’s (Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa), era ponto de paragem obrigatória nesta aventura que tinha por objectivo principal descobrir algumas das Aldeias Históricas de Portugal.
O nosso “Campo Base” seria instalado na vila de Almeida mas antes de lá chegar, fizemos uma breve pausa na Guarda para uma caminhada ligeira pelo seu Centro Histórico e aproveitámos também para matar saudades da saborosa gastronomia da Beira Alta. Foi aliás por aqui que começámos.
Já mais confortáveis, iniciámos o percurso na Avenida Bombeiros Voluntários Egitanienses e subimos em direcção ao centro da cidade. No Largo do Espírito Santo entrámos na zona amuralhada pela Porta d’El-Rei, uma das antigas portas da cidade, em estilo gótico, onde ainda é possível observar algumas secções da muralha.
Nas artérias estreitas do coração da cidade, o granito predomina na construção das casas que se amparam entre si.
Pela Rua de S. Vicente rapidamente chegamos à Igreja do mesmo patrono. Continuando nas artérias estreitas do coração da cidade, onde o granito predomina na construção das casas que se amparam entre si, algumas visivelmente abandonadas, outras alvo de recente restauro, chegamos à Praça Luís de Camões com a imponente Sé Catedral em lugar de grande destaque (ver fotografia abaixo).
Continuámos pelo Largo Dr. João Soares e pela Rua D. Maria Luísa Godinho para chegarmos ao Castelo da Guarda. O que hoje podemos observar do castelo e das suas muralhas é uma ínfima parte do que existia outrora. Situado em posição dominante sobre a cidade, a sua Torre de Menagem (ver primeira fotografia) em estilo gótico ergue-se no alto de uma colina. Aqui aproveitámos para descansar nos bancos estrategicamente posicionados, com vistas fantásticas para os montes e vales em redor.
A tarde avançava rápido e regressámos ao carro para retomar a estrada e percorrer o resto da viagem até à bonita e peculiar vila de Almeida, onde iríamos pernoitar nos próximos dias.
Pontos de Interesse: Sé Catedral, Castelo, Centro Histórico.

0/5marcação

1/5dificuldade

2/5paisagem

1001melevação mínima

1061melevação máxima

159msubida acumulada

162mdescida acumulada

3,8kmlinear
(ida e volta)

1h:15m

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
Deixar um comentário