Trilhos da Quinta D'Alagoa (Valpaços)

Situada entre Carrazedo de Montenegro e Santa Maria de Émeres, próxima da Serra da Padrela e numa zona de grande beleza paisagística, a Quinta D’Alagoa tem cerca de 70 hectares de terrenos agrícolas, nomeadamente soutos, pomares, vinhas, olivais, lameiros e hortas, bem como uma consequente diversidade de trilhos e caminhos rurais à espera de serem desvendados. Desde 2001 que toda a produção da quinta é de origem biológica garantindo assim a não utilização de químicos na fertilização e tratamento de culturas, nem na alimentação animal.
No centro da propriedade existe um núcleo edificado, antigas instalações agrícolas e habitacionais que foram restauradas e convertidas para o Agroturismo.
Foi no terreiro central que iniciei a caminhada, junto à casa agrícola que serve de repouso em pleno contacto e integração com a lavoura. Defronte a esta, um alpendre abriga uma carruagem de época, com certeza à espera de transportar os hóspedes pelos caminhos da quinta. Ao lado, uma sala ampla com equipamentos de lazer e a Casa das Mulheres, a Casa do Caseiro e a Casa dos Moços fazem parte do conjunto habitacional que albergava os trabalhadores agrícolas contratados sazonalmente.
O Lagar de Azeite mantém uma mó em granito, de tracção animal, que ainda funciona com todos os seus utensílios.
Saio do terreiro e já no átrio exterior, uma pipa gigante de vinho revela uma nova área de lazer com algumas mesas em pedra, anexas ao acesso à piscina panorâmica, com vistas privilegiadas para os montes transmontanos e o casario de Santa Maria de Émeres.
Encaminho-me em direcção à cavalariça. Os cavalos estão já recolhidos e interrompem o repouso à minha passagem. No caminho agrícola, subo num trilho de pé posto entre vinhas alinhadas paralelamente entre si, como que desenhadas a régua e esquadro.
A quinta está vedada e aqui caminho junto à cerca em rede de arame, sempre em ritmo ascendente. Encontro na subida um javali, escondido timidamente atrás da vegetação autóctone. Num ronco abrupto, foge para uma área ainda mais densa no sentido oposto aos meus passos. Saltei literalmente com o susto, pois não me apercebi da sua presença.
Chego ao cimo do monte e encontro uma área mais descoberta, onde uma torre de observação dissimulada entre algumas árvores, permite perceber melhor a vida animal das redondezas. Qual o meu espanto quando à minha chegada, e durante uns 3 segundos, vejo uma cria de raposa que, ao ouvir os meus passos, se refugiou num local mais seguro e longe da minha vista. Foi um momento incrível apesar de ter durado tão pouco tempo, pois nunca estive tão próximo (a cerca de 2 metros) de uma raposa no seu habitat natural.
As paisagens em redor são de cortar a respiração. Vejo a Casa Agrícola e o casario nas povoações e quintas circundantes. Apetece ficar mais um pouco mas o sol estava quente e continuo caminho.
Embrenho-me na floresta e percorro agora uma secção com bastante sombra onde aproveito para me refrescar. Em altitudes mais baixas descubro o lago e com ele um coaxar sinfónico que emudeceu à minha passagem. Atravesso novamente uma pequena zona de bosque que termina no caminho em terra batida que rasga os montes até ao portão limítrofe da quinta.
Chegando à Casa da Nora caminho pela direita numa zona de lameiros. A dada altura, o trilho desaparece e dá lugar a feno alto que esconde as pernas até aos joelhos. Regresso ao caminho principal para subir agora em direcção ao portão de entrada. Nas minhas costas a paisagem continua a surpreender. Montes retalhados em tons de verdes e castanhos, terrenos férteis que são do mais puro ouro, que constituem as nossas mais profundas riquezas.
Junto ao pomar de cerejeiras tomo o sentido inverso, num trilho adjacente ao principal. Regresso à Casa Agrícola ao fim de quase 6 quilómetros, sabendo que muitos mais ficarão por descobrir numa próxima oportunidade.

Casa Agrícola D'Alagoa

FICHA TÉCNICA

Vídeo
Trilhos da Quinta D'Alagoa (Valpaços)

Reportagem Fotográfica
Trilhos da Quinta D'Alagoa (Valpaços)

Folheto/Mapa

Onde Ficar
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.

Distância
5,63 kms
(circular)

ALTIMETRIA

Altimetria - Trilhos da Quinta D'Alagoa (Valpaços)

DOWNLOAD GPS (GPX + KML)