Subida ao Castelo de Pombal (Pombal)

Esta caminhada tem inicio na Rua Carlos Alberto da Mota Pinto e segue em direcção ao Jardim do Cardal e Jardim da Várzea no centro da cidade. Aqui dou especial atenção ao Coreto do Cardal, à Pérgula, ao Busto do Marquês de Pombal, à Casa Cor-de-rosa e ao Chafariz, monumento classificado oferecido a Pombal em 1911.
Espreitando pelos telhados, as muralhas do Castelo convidam à subida do monte e à descoberta deste que em tempos foi erguido com o objectivo de constituir com outros a cintura defensiva do Mondego, vigiando os acessos à cidade de Coimbra.
No final da Rua 1º de Maio encontrei o caminho para iniciar a subida. Muitos degraus depois chego ao Café Panorâmico, já no pátio de acesso ao Castelo que, numa localização privilegiada, recebe os turistas e residentes locais com umas vistas de cortar a respiração sobre a cidade de Pombal. O Castelo e a cidade estão intimamente ligados pois esta nasceu com a construção do seu castelo por Gualdim Pais (Mestre da Ordem do Templo) entre 1156 e 1171, sendo a primeira data mais credível de acordo com diversos testemunhos escritos.

Em cada pedra é quase possível ouvir contar uma história de tempos já idos.

Percorro o trilho exterior que o circunda e já no interior das muralhas, subo à Torre de Menagem onde fico a conhecer mais um pouco das obras de recuperação que o Castelo sofreu ao longo do tempo.

Subida ao Castelo de Pombal (Pombal)

No cimo da Torre tenho uma perspectiva geral das várias secções do Castelo e de toda a região envolvente. Em cada pedra lá em baixo é quase possível ouvir contar uma história de tempos já idos.

Subida ao Castelo de Pombal (Pombal)

Sendo classificado como Monumento Nacional é hoje um polo de atração de turistas à cidade e foram vários aqueles que durante a minha breve visita encontrei a percorrer os antigos caminhos.
Desço à cidade para reconfortar o estômago e regressar a casa.

Mais informações sobre o Castelo de Pombal aqui.

Fonte: cm-pombal.pt

Pontos de Interesse: Jardim do Cardal, Jardim da Várzea, Castelo de Pombal.

FICHA TÉCNICA

Marcação
0/5marcação

Dificuldade
1/5dificuldade

Paisagem
2/5paisagem

Distância
4,2kmlinear – ida e volta

Subida acumulada
247msubida acumulada

Descida acumulada
240mdescida acumulada

Tempo
1h:30m
ALTIMETRIA
Altimetria
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)