Percurso Pedestre à Descoberta de Condeixa-a-Nova (Condeixa-a-Nova)

Um piquenique de manta estendida, aproveitando uma sombra num dia quente em pleno Verão, com temperaturas a rondar os 30º C, será sempre uma boa opção para recarregar baterias. Foi o que fiz no Parque Verde da Ribeira de Bruscos, em Condeixa-a-Nova.
Localizado a nascente da vila, este parque prolonga-se por 600m ao longo da Ribeira de Bruscos. Com várias mesas dispersas pelo relvado bem cuidado, todas elas estavam desocupadas quando lá cheguei, o que terá a ver com o facto de estarem debaixo de um intenso calor, directamente expostas aos raios solares e desprotegidas de qualquer sombra.
Procurei mais um pouco e perto do circuito de manutenção, numa zona de choupal, encontrei a tão desejada e refrescante sombra, onde estendi a manta de retalhos e dispus a indumentária necessária a um qualquer piquenique.
Estas refeições devem ser feitas com tempo, saboreando e desfrutando não só do ar puro e contacto com a natureza, como também dos momentos de qualidade com a família e amigos.
Já com o estômago bem composto, iniciei a caminhada de descoberta da vila e do património edificado de Condeixa-a-Nova.
Percorrendo os trilhos do parque para noroeste, atravesso a Ribeira de Bruscos onde o pouco caudal, característico dos meses secos, transporta à superfície a vegetação ribeirinha que as águas vão colhendo nas margens. Já depois do Mercado Municipal, sigo em direcção ao centro da localidade pela Rua Doutor Alfredo Pires Miranda. Desço a Avenida Visconde de Alverca apenas para tomar um café e beber uma água nos Bombeiros Voluntários.
Continuo a caminhada na Rua António Vieira onde encontro a Junta de Freguesia a funcionar no edifício da antiga Escola Conde de Ferreira. Um património bem bonito e recuperado agora para novas funções. Em frente e no passeio oposto da Rua Doutor Simão da Cunha, o Hospital Velho deixou já de ter o protagonismo de outrora na saúde da população local.
Chego ao jardim dos Paços do Concelho. Sigo pela direita, subindo para a Praça do Município e mais adiante na Praça da República, o Palácio dos Sás assume grande destaque. Durante a Terceira Invasão Francesa em 1811, este palácio foi destruído pelo incêndio provocado pelas tropas de Massena, que assolou toda a povoação. As suas ruínas perduraram até 1930, altura em que foi reerguido, no âmbito da reestruturação urbanística da praça, mas sem as dimensões nem a grandeza inicial.
Começo agora a subida da Rua Manuel Ramalho e depois do busto de homenagem ao Padre Dr. João Antunes, viro à esquerda em direcção ao Parque dos Silvais.
Na Rua Conde Ferreira, onde a Biblioteca Municipal de arquitectura contemporânea não passa despercebida, inicio a descida para o centro da vila.
Na Rua Francisco Lemos descubro o magnífico Palácio Sotto Mayor (conhecido também por Palácio dos Lemos), construído no séc. XVII, e o Palácio dos Almadas, actualmente uma pousada de charme, pertencente à rede das Pousadas de Portugal.
Desço a rua e já de regresso à Praça da República, paro na Igreja de Santa Cristina, edificada no séc. XVI por D. Manuel. Anexo a esta, no Palácio dos Figueiredos, funciona actualmente a Câmara Municipal de Condeixa. Mais adiante, a Casa-Museu Fernando Namora dá a conhecer as origens e obra do escritor.
Continuo na Rua D. Maria Elsa Franco Sotto Mayor e viro na Rua Dr. Fernando Namora para encontrar o lavadouro público na Rua Cidade de Bretten. Por um trilho em terra batida chego à Rua da Palmeira e encaminho-me para as Piscinas Municipais, muito procuradas nesta altura do ano.
Subo na Rua Dr. Simão da Cunha e na rotunda pela esquerda, percorro as últimas dezenas de metros que me levam de regresso ao ponto de partida, o Parque Verde da Ribeira de Bruscos.

FICHA TÉCNICA

Vídeo
Percurso Pedestre à Descoberta de Condeixa-a-Nova (Condeixa-a-Nova)

Reportagem Fotográfica
Percurso Pedestre à Descoberta de Condeixa-a-Nova (Condeixa-a-Nova)

Folheto/Mapa
Não
disponível

Onde Ficar
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.

Distância
5,62 kms
(circular)

ALTIMETRIA

Altimetria - Percurso Pedestre à Descoberta de Condeixa-a-Nova (Condeixa-a-Nova)

DOWNLOAD GPS (GPX + KML)