Passeio Pedestre - Luso e Parque do Lago (Mealhada)O piquenique estava delicioso. Num intervalo maior entre duas nuvens carregadas, conseguimos “montar o estendal” num banco do Parque do Lago na Vila do Luso.
Toalha posta, os panados foram devorados o mais rápido que conseguimos, acompanhados com as sempre presentes “batatas de pacote” e uma saladinha de alface e tomate não fosse a “consciência da má alimentação” pesar muito…
Depois de um café na esplanada sobranceira ao lago, deslocámo-nos à Residencial onde iríamos pernoitar. Check-in feito, tudo pronto para mais uma descoberta pelas ruas e recantos da bonita vila.

Começámos no topo da Avenida Emídio Navarro, junto às barraquinhas de artesanato e doces tradicionais. Subimos até ao Teatro Avenida onde invertemos a marcha pelo lado contrário, descendo em direcção à Fonte de S. João, sempre animada por sedentos turistas.

Continuámos pelos caminhos do pequeno parque anexo, pelas Termas do Luso, até regressarmos à avenida principal. Na bifurcação junto ao Hotel descemos pela Rua Dr. Cid de Oliveira e chegámos ao Parque do Lago do Luso.
Fomos de encontro ao lago, contornando-o no sentido inverso aos ponteiros do relógio.
Retornámos à Rua Dr. Cid de Oliveira agora um pouco mais a sul e passando pela R. Al. Castelões chegámos à avenida principal.  Parámos na Fonte de S. João para nos refrescarmos.

Descansámos até à hora do jantar. Planeámos uma visita à “Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada” que por coincidência começava nesse fim de semana.
Como era de esperar, saímos com a barriga cheia e encantados com a “Broa de Antes”, uma broa achatada que acompanhou muito bem uma grelhada mista e um saboroso leitão.
Não podíamos deixar de apoiar o artesanato local e nas mãos trouxemos algumas peças de olaria que um artesão criou mesmo ali, à nossa frente. É uma pena se algum dia deixarmos morrer estas actividades. É a nossa arte, a nossa cultura, o nosso País que também desaparecerá.

A noite já ia longa e no dia seguinte iríamos participar num percurso organizado pelo grupo “Toca A Caminhar” cuja descrição ficará para o próximo post. Portanto, “Chichi…Cama!”.

Vídeo Álbum Mapa GPS

Passeio Pedestre - Luso e Parque do Lago (Mealhada)

Passeio Pedestre - Luso e Parque do Lago (Mealhada)

Se gostou dos conteúdos, faça um donativo de 1.00 EUR. Receberá por email o link para download do ficheiro GPS.