Em 4 de Maio de 2008 fiz a minha primeira caminhada, digna de registo, pelos trilhos de Portugal. Percorri então o “PR7 – Nas Escarpas da Mizarela, em Arouca”. A experiência foi tão surpreendente e intensa que mudou a minha vida desde então.
Decidi assim criar o SOLA GASTA para ajudar outros que como eu quisessem desfrutar a pé, do que Portugal tem para oferecer.

Chamo-me Nuno Santos e acredito que em cada concelho do nosso país existem lugares à espera de ser descobertos e eternizados que, por uma ou outra razão, são ainda desconhecidos da maior parte de nós.

Muitas vezes, estão mesmo ao nosso lado e só quando alguém nos desperta para a sua beleza e singularidade é que lhes atribuímos o devido valor.

Acredito que a melhor forma de os conhecer é caminhando.
Sem hora marcada, percorrer as nossas serras, praias, aldeias remotas, com poucos ou mesmo nenhuns habitantes, quedas de água de cortar a respiração, acompanhar o curso de rios e ribeiras e descobrir paisagens paradisíacas que surgem como um qualquer retrato retirado do nosso imaginário…

O SOLA GASTA é assim um espaço de divulgação de Portugal e do seu património natural, onde serão descritos através de texto, fotografias, vídeos e trajectos GPS, vários percursos pedestres realizados por todos esses lugares, de norte a sul do país, continente e ilhas.
Espero que nestas páginas encontrem, para além de um modesto arquivo visual dos lugares visitados, sugestões e ideias para umas proveitosas horas sem stress, longe do agitado quotidiano das nossas cidades.
Com a companhia da mulher com quem partilho a vida e mais recentemente da minha filha, juntos iremos preenchendo o mapa abaixo ao ritmo das descobertas efectuadas pelos concelhos que formos visitando.
Acompanhem essas viagens em www.solagasta.com.
Para qualquer contacto, sugestão ou pedido de informação, preencham por favor o formulário na página de CONTACTOS. Obrigado.