Caminhada na Cascata do Arado (Terras de Bouro)

A Cascata do Arado é um dos meus locais de visita obrigatória nas deslocações ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. Mesmo que seja apenas de passagem como foi o caso desta manhã.
Na freguesia de Vilar da Veiga, perto da aldeia de Ermida, esta queda de água do Rio Arado está situada em pleno coração do Gerês e nos meses quentes de Verão é bastante frequentada para banhos nas suas águas de montanha, cristalinas e refrescantes.
A cerca de 2km a norte da aldeia de Ermida, encontramos um cruzamento onde uma estrada em terra batida nos leva até à Ponte do Rio Arado. Iniciei a pequena caminhada no início desta estrada, descendo até às margens do rio.
Junto à ponte, um pequeno trilho que acompanha a encosta e ladeia a margem esquerda do Arado, convida à subida. A pouco mais de 100m encontro um miradouro onde temos a primeira perspectiva da cascata. Com uma sucessão de pequenos lagos e quedas de água, a sua beleza única merece, sem dúvida, uma visita.
Nos vários socalcos, alguns veraneantes aproveitam estas piscinas naturais para se refrescarem. Outros, nas pedras que as delimitam, saboreiam os raios de sol que afagam e relaxam. Sento-me numa pedra fria e observo todo o corrupio no trilho. Há quem chegue e se espante com a belíssima cascata, há quem não queira ir embora, outros que a querem ver mais de perto e descem até ao pequeno curso de água do Rio Arado. Este serpenteia por entre as pedras do seu leito, mais tímido em épocas de maior seca.
O percurso de regresso é feito pelo mesmo caminho, subindo agora até ao cruzamento da estrada em alcatrão.

FICHA TÉCNICA

Vídeo
Caminhada na Cascata do Arado (Terras de Bouro)

Reportagem Fotográfica
Caminhada na Cascata do Arado (Terras de Bouro)

Folheto/Mapa
Não disponível

Onde Ficar
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.

Distância
1,34 kms
(linear –
ida e volta)

ALTIMETRIA

Altimetria Caminhada na Cascata do Arado (Terras de Bouro)

DOWNLOAD GPS (GPX + KML)