Hiking in Vale da Trave (Santarém)Vale da Trave é uma aldeia da freguesia de Alcanede, concelho de Santarém, também conhecida por “Terra das Ervanárias”, como aliás pude comprovar na placa de madeira que encontro à entrada da povoação. Esta designação, hoje imagem de marca, deve-se ao facto de nesta aldeia, as plantas serem remédio para quase tudo, sendo por isso o comércio das mesmas para fins medicinais, alimentares, cosméticos e ornamentais uma importante actividade na região.
Na fronteira do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), Vale da Trave é também ponto integrante do PR1 (STR) Algar do Pena, a pequena rota circular com cerca de 9 kms que começa no Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta – Algar do Pena (CISGAP). As condições climatéricas estavam longe de ser as mais favoráveis para a realização deste percurso e por isso optei por uma breve caminhada à chuva na povoação de Vale da Trave.
Comecei junto à lagoa, agora requalificada onde outrora era comum ver rebanhos de gado caprino e ovino a saciar a sede ao seu redor. Nas suas margens foi construído um passeio em calçada e acompanhando este, uma zona relvada que, com certeza, faz as delícias dos visitantes e locais nos meses mais quentes do ano. Um painel evocativo das actividades no campo e um moinho homenageiam as gentes e a história desta região. Um pequeno parque de merendas rodeado por oliveiras convida a regressar em dias mais amenos.

Na lagoa, agora requalificada, era comum ver rebanhos de gado caprino e ovino a saciar a sede ao seu redor.

Caminho em direcção ao centro da aldeia onde a capela recentemente recuperada assume principal destaque. Na Rua do Cipreste, a estrada de acesso ao CISGAP, o Cruzeiro parece saudar quem passa. Perto, o edifício da antiga escola primária foi reconvertido no Centro Comunitário de Vale da Trave. Percorro as ruas da aldeia e os olivais predominam na paisagem que a envolve. Regresso à lagoa onde termino este pequeno passeio.

Meio Center

FICHA TÉCNICA

0,8 kmscircular
ALTIMETRIA
Altimetria
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)